O dia do educador ambiental é comemorado no mesmo dia em que se homenageiam os professores. Não é por menos. No fundo, o educador ambiental também é um professor, mas que não transmite simplesmente valores verdes aos seus alunos. É alguém que prioriza a ação efetiva desse alunado no meio ambiente e que prega com ele atitudes coerentes para a harmoniosa relação ser humano-natureza.
Essa pode – e deve – ser tarefa do professor também. Mas a partir do momento em que se considera a educação ambiental uma disciplina transversal na sala de aula, destaca-se o educador ambiental do professor. As atividades se confundem em sala de aula e revela-se que a melhor prática é feita em sua extensão. O pátio da escola, a própria casa, o bosque do parque: extensões das quatro paredes em que se transmite o conhecimento.
Propiciar uma atividade na prática pode ser garantia de um aprendizado efetivo. A conscientização proposta por um educador ambiental segue por esse caminho. Obviamente, às vezes isso não passa de teoria. Até porque registrar que isso é tarefa de um educador ambiental ou pregar que determinadas atitudes são exclusivas desse profissional generalizam e delimitam o campo.
Talvez a própria criação do termo educador ambiental já sugira um estreitamento de significado. O surgimento da nomenclatura, assim, tanto é positivo quanto negativo. O educador ambiental é destacado e ganha um dia para ser homenageado oficialmente. O seu campo de atuação por vezes pode ficar específico demais, como sempre ocorre na categorização de funções.
Enfim, o fato é que no dia 15 de outubro ambos os profissionais – professores e educadores ambientais – merecem oficialmente ser homenageados.
Parabéns para todos nós!
Fonte: www.bandpenorio.com.br
terça-feira, 15 de outubro de 2013
sábado, 5 de outubro de 2013
Chamada pública - gêneros alimentícios
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – CAMPUS BARREIRAS
AVISO DE PRORROGAÇÃO DE CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E/OU EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL 001/2013.
TIPO: MENOR PREÇO POR ITEM.
O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA, CAMPUS BARREIRAS Pessoa Jurídica de Direito Público, inscrita no CNPJ sob o n° 10.764.307/0009-70, representado neste ato pela Diretora Geral Dicíola Figueiredo de Andrade Baqueiro, considerando o não comparecimento de nenhum produtor do grupo formal ou informal na data designada anteriormente, prorroga a Chamada Pública de Compra da Agricultura Familiar nº 01/2013 para aquisição de gêneros alimentícios produzidos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou de suas organizações.
Os alimentos são destinados ao preparo das refeições oferecidas aos alunos matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Bahia – IFBA Campus Barreiras.
A documentação deve ser entregue no IFBA Campus Barreiras com sede à Rua das Várzeas, S/N, Centro, Barreiras - BA, junto ao Departamento de Licitações, no horário de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00. Os produtores interessados deverão apresentar os documentos e projeto de vendas até o dia 10 de outubro de 2013.
Maiores informações poderão ser obtidas no departamento de licitações do IFBA Campus Barreiras ou nos telefones (77) 3612-9665/9670/9676. A íntegra do edital está disponível no site www.ifba.edu.br na página do Campus Barreiras.
Barreiras, 25 de setembro de 2013.
Dicíola Figueiredo de Andrade Baqueiro
Assinar:
Postagens (Atom)