Em comemoração ao dia nacional do Rio São Francisco foi realizado durante o dia desta segunda-feira (4), na ilha do Rodeadouro, um mutirão de limpeza e ações de conscientização e preservação ambiental realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEADRUMA e de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos – SEIHASP. A ação contou com a participação de técnicos ambientais, agentes de limpeza e voluntários que coletaram uma grande quantidade de lixo por toda a ilha.
De acordo com Josefa Galdino, supervisora ambiental da SEADRUMA, o objetivo principal da ação foi realizar uma atividade concreta de recolhimento de resíduos sólidos na ilha e no povoado. “Mas é importante informar, que isso não é o suficiente, pois é apenas uma ação emergencial, e a ilha precisa de um programa de monitoramento. A vegetação está comprometida, o rio está assoreado e a erosão está danificando o local. Como a ilha está num espaço de competência nacional temos que buscar a parceira do IBAMA e da Marinha para que a localidade possa ser utilizada de forma adequada, efetivando um programa para que amenize a degradação ambiental”, observou Josefa.
O fiscal do setor de limpeza da SEIHASP, Cícero Guilherme da Silva, informou que a equipe de 23 homens foi distribuída para a realização da limpeza tanto da ilha quanto do povoado. “Já vínhamos realizando um trabalho diário que envolve cinco pessoas na limpeza da ilha e do povoado. Hoje em comemoração ao aniversário do rio, estamos fazendo este mutirão que não é a solução para todos os problemas, mas já é uma grande iniciativa. O importante é que todos se conscientizem e façam a sua parte, tanto os usuários como os comerciantes precisam preservar o local e manter o ambiente limpo”, observou Cícero.
Além da equipe da prefeitura o mutirão também contou com o apoio de voluntários. O estudante italiano de arquitetura sustentável e engenharia ambiental, Mateus Nigro, falou sobre a ação. “Faço parte de uma ONG em Nápoles - Itália, que trabalha com meninos de rua e a cada ano essa ONG envia um voluntário para desenvolver alguma atividade criativa no PETRAPE (Associação dos Pequenos Trabalhadores de Petrolina), além disso, também desenvolvo um trabalho sobre os direitos ambientais através de um projeto conjunto com a UNIVASF. Quando soube que hoje iriam realizar esse trabalho de limpeza, me dispus a ajudar, e contribuir de alguma forma para a preservação dessa maravilhosa ilha”, destacou Nigro.
Já a presidente da Associação dos Barraqueiros da Ilha, Marlucia Fernandes falou sobre os benefícios da ação. “Está é uma excelente iniciativa, a prefeitura se prontificou a nos ajudar ainda mais em relação à limpeza da ilha, pois esse trabalho já vinha sendo realizado, e agora será intensificado. Estamos trabalhando também em conjunto com os órgãos competentes na questão da segurança e da conscientização dos usuários para que não sujem a ilha. Existem tonéis distribuídos por todo o espaço, e agora a prefeitura também irá instalar lixeiras fixas para contribuir ainda mais para a limpeza do local”, observou Marlucia.
Vale destacar que o rio São Francisco que comemora 509 anos de descoberta, banha cinco estados brasileiros, e recebe água de 168 afluentes, sendo 99 deles perenes. É um rio de grande importância econômica, social e cultural para os estados que atravessa.
Por Lene Radina/SEADRUMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário