terça-feira, 7 de junho de 2011

Controle social nas gestões municipais – uma experiência que vem dando certo


O jurista Dr. José Arimateia Dantas, idealizador e articulador da Força Tarefa Popular no sertão do Piauí, apresentará uma campanha de fiscalização das ações e contas públicas nos municípios.
  
A Agência 10envolvimento e a Pastoral da Juventude da Diocese de Barreiras convidam para uma palestra de Dr. José Arimateia Dantas, advogado piauiense, sobre o combate à corrupção nos municípios por meio do controle social.

A chamada “Força Tarefa Popular” que atua no interior do Piauí é uma articulação de entidades da sociedade civil e cidadãos comuns que tem como objetivo combater a corrupção com ativa participação popular. Desta forma, a Força Tarefa Popular apropria-se dos espaços de controle social garantidos pela “Constituição Cidadã” de 1988. Uma das principais características é o protagonismo de cidadãos e cidadãs trabalhadores, das classes mais humildes até profissionais diplomados.

Chamam atenção as marchas a pé de fileiras que perpassam pelas comunidades, vistoriam obras, cobram acesso às prestações de contas e divulgam eventuais irregularidades: notas fiscais frias, obras inexistentes, funcionários fantasmas, superfaturamento etc. As irregularidades estão sendo denunciados aos Tribunais de Contas e ao Ministério Público, originando empolgados debates nos municípios. – A Força Tarefa Popular contribuiu substancialmente para que a Polícia Federal do Piauí tenha investigado o crime organizado que atuava nas prefeituras do estado.

Dr. José Arimateia Dantas, articulador da Força Tarefa Popular, virá a Barreiras para apresentar a campanha e para discutir a relevância e aplicabilidade dela nos municípios do Oeste Baiano.

Data e local:

Dia 9 de junho de 2011, às 19h30min, no “Centro Cultural Rivelino Carvalho”, Centro, Barreiras.

Mais informações:
  • Wesley dos Santos Branco – Agência 10envolvimento – (77) 3613 6620
  • Irmã Iracy Virginia – Assessora da PJ de Barreiras – (77) 3612 6401

Nenhum comentário:

Postar um comentário