sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vazão de Três Marias é reduzida para preservar águas do Rio São Francisco

Principal nascente do rio secou em São Roque de Minas. Ação foi deliberada pela ANA e ONS durante reunião em Brasília.

Para atender as demandas hídricas do Rio São Francisco, em Minas Gerais, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema (ONS) decidiram durante uma reunião em Brasília nessa quinta-feira (9), reduzir a vazão da usina Hidrelétrica de Três Marias, na região central do estado, de 150 m³/s para 140 m³/s..

A reunião foi sobre a situação do rio, cuja principal nascente secou em setembro deste ano, em São Roque de Minas. Promovida pela ANA, o encontro contou com a participação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, da diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) entre outros órgãos federais.

 A ação chegou a ser sugerida pela Câmara Consultiva do Comitê da Bacia Hidrográfica, no último dia 29, quando ambientalistas visitaram a nascente seca, na Serra da Canastra."Essa vazão irá preservar o nível do reservatório de Três Marias, que atualmente está com 4,4% do seu volume útil. A medida é plausível para atender as demandas hídricas do São Francisco", ressaltou a diretora de pesquisa, desenvolvimento e monitoramento das águas, Ana Carolina Miranda.

Ainda segundo Ana Carolina, a reunião segue um cronograma de discussões que ocorrem desde 2013 e não foi  prioritariamente realizada pela seca da nascente. "Essas reuniões visam avaliar a redução de vazão do Rio São Francisco, demonstrando a preocupação dos órgãos públicos quanto à seca prolongada", afirmou.

Fonte: G1.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário