sexta-feira, 9 de abril de 2010

Tragédia Anunciada

Quando a gente se depara com as tragédias atuais, como a que atingiu o Rio de Janeiro, nos damos conta da nossa pequenez diante da fúria da mãe natureza.
Em segundos tudo o que foi construído em anos de trabalho pode ser desfeito, em instantes vidas são perdidas e tudo o que resta é o desespero, companheiro de morada dos que ficaram para assistir e lamentar suas perdas.
Muitas destas tragédias de comoção nacional já estavam previstas. Ora, todos nós sabemos que as casas construídas nas encostas oferecem riscos aos seus moradores, que lixo jogado nas ruas entopem bueiros e causa alagamentos. E que se as cidades continuarem a crescerem sem planejamento muitos destes transtornos continuarão.
Alguns dizem que acontecimentos desse tipo é a resposta da mãe natureza que devolve com intensidade todo o descaso para com ela. Será mesmo?
Isso não seria as consequências dos nossos atos irresponsáveis para com o planeta, para com nossos irmãos?Que são obrigados pela falta de opção, desespero, pela busca de um teto, um lar, um endereço residencial a construírem seus barracos nas encostas e para fazerem coisas simples como trabalhar e matricular seus filhos nas escolas?
Não será a consequência da falta de comprometimento do nosso voto, falta de políticas públicas, falta de ação dos nossos governantes e falta de educação ambiental?
Quando começa o período das chuvas, muitas pessoas ficam temerosas por suas vidas ou pelas vidas de entes queridos que moram em locais de risco. E vivem assustados e sem saída para escapar da tragédia anunciada, que infelizmente tem todos nós como cúmplices.

Um comentário: