terça-feira, 26 de outubro de 2010

EA NA BACIA DO GRANDE

O Ministério do Meio Ambiente, leia-se NUSF - Nucleo São Francisco em parceria com a CIEA -
Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e a Sema - Secretaria do Meio Ambiente
do Estado da Bahia estão promovendo por todo estado , nos cinco biomas uma pesquisa sobre a realidade da Educação Ambiental no âmbito de nossas prefeituras, secretarias de meio ambiente e educação. Na região da Bacia do Rio Grande a pesquisadora é a coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacia Hidrografica do Rio Grande, CBHG - Bere Brazil, Servidora da Sema locada na Casa do Meio Ambiente de Barreiras que acumula a coordenação das linhas de pesquisa sobre educação ambiental do CRAD - Centro de Referencia de Recuperação de Área Degradada e do Nuoeste, nucleo de pesquisa do COMCERRADO outro projeto de pesquisa federal ligados ao CNPQ.
A pesquisa vai indicar a situação e as dificuldades que as prefeituras tem na implantação da Educação Ambiental não só no âmbito das escolas como em ações e programas continuados para a sociedade. Verifica o nível de formação disponivel nos municípios, as parcerias formatadas e as ações que vem sendo implementadas.
Bere Brazil, enquanto visita todas as cidades da região além de entrar em contato com quem está fazendo EA nos municipios da Bacia está cadastrando também as ONGs que tem atuado na região tanto nas áreas de unidades de conservação como fora delas, buscando um perfil daquelas instituições comprometidas com a EA. Estas atividade tinha ficado definida em algumas das reuniões da CTEA do CBHG e graças a esta combinação de vontades esta ação trará uma base de dados bastante significativa para a pesquisa e a viabilização de ações de EA por toda a região.
Os dados da pesquisa serão apresentados no dia 10 de novembro em Barreiras durante a reunião promovida pelo Ministério Publico e posteriormente os dados serão disponibilizados neste blog.

Um comentário:

  1. Nossa Beré, muito legal! Boa sorte na pesquisa, traga esses dados tão escassos e importantes!
    Beijos

    ResponderExcluir