Incentivo a criação de organizações da sociedade civil, como associações comunitárias, produção de programas de rádio com a temática socioambiental e comunidades “de olho” nas ações locais que envolvem saneamento básico. Estes são alguns dos primeiros resultados do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS), que está encerrando suas atividades em 13 municípios da Bahia.
O projeto começou em março deste ano, por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Empresa Baiana de Águas e Saneamento (SEDUR/EMBASA), em parceria com a Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sócio-cultural e Ambiental (FUNDESF), liga a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Durante o ano de 2.010, houve oficinas com temas como legislação ambiental, saneamento, comunicação comunitária – educomunicação, permacultura e desenvolvimento sustentável, e ações de mobilização em escolas e outros espaços em cada município, onde uma equipe local incentivou atividades junto ao um grupo de acompanhamento do projeto, o GAPEAMSS.
Os seminários de encerramento do projeto trazem a síntese do que foi construído pelo GAPEAMSS e pelas equipes locais junto às comunidades. A preocupação foi o foco na continuidade do que foi iniciado dentro do PEAMSS, principalmente o acompanhamento dos planos municipais de saneamento pela sociedade civil. De acordo com a lei 11.445/07, todos os municípios brasileiros devem elaborar esses planos, até 2013, para organizar ações envolvendo abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos. Ocorre que a elaboração desse planos começa pelas prefeituras e deve ter a participação da população – e a grande contribuição do PEAMSS foi trazer subsídios para incentivar esse planejamento participativo.
Em Teofilândia, por exemplo, o GAPEAMSS transformou-se em uma comissão de acompanhamento do Plano Municipal de Saneamento, que está se articulando junto a Prefeitura para a elaboração do mesmo.
Comunicação e cultura – A programação dos seminários de encerramento inclui a apresentação dos produtos elaborados pelos alunos das oficinas do projeto: fotoclipes (como o produzido acima pela equipe de Teofilândia), teatros, exposição de fotografias (que foram produzidas em uma vivência para despertar o olhar dos participantes sobre o seu lugar), jornais e programas de rádio comunitários, que foram ou estão sendo exibidos em emissoras que tornaram-se parceiras do projeto. Também estão sendo lidas cartas-compromisso, onde os participantes do PEAMSS trazem aos presentes suas expectativas e solicitações ao poder público para que o a organização do saneamento básico se torne realidade.
Para conferir as produções construídas durante as oficinas, acesse o menu ao lado. Também é possível acessar as versões em PDF dos jornais comunitários produzidos pelos alunos das oficinas de educomunicação. Já os programas de rádio elaborados pelos alunos dessas oficinas estão disponíveis no site Radiotube.
Quem quiser dialogar com os participantes do projeto pode acessar a rede social PEAMSS Bahia, onde também são publicadas notícias, fotografias e videos dos participantes do PEAMSS. Para interagir com os participantes é preciso enviar uma solicitação de cadastramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário