segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Publicação repercute altos índices de desmatamento

O Instituto Bioeste publica a versão digital da edição nº 7 do Cerrado em Foco. Baixe agora por meio do link, e confira as principais notícias ambientais do oeste baiano.

Em uma região em franca expansão agrícola nos últimos anos, a região do Anel da Soja, no oeste da Bahia, já teve quase 60% de sua área desmatada. Este é o resultado de um mapeamento realizado pelo Instituto Bioeste, e divulgado na reportagem de capa “Desmatados quase 60% do Anel da Soja, diz estudo”, na 7ª edição do Cerrado em Foco.

Os técnicos também demonstraram que o restante da área que possui mata em pé não possui a menor conectividade, o que impossibilita a criação de corredores ecológicos. A área, que corresponde 370 mil hectares, se estende por quatro municípios do oeste da Bahia – Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto.

Nesta edição, a publicação entrevista Flávio Hermínio de Carvalho, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional da Água (ANA), que participou do II Seminário de Sustentabilidade do Agronegócio do Oeste da Bahia, explicando sobre o Programa Produtor de Água. O Cerrado em Foco também fala dos resultados do Programa Produzir e Conservar e dos planos para o próximo ano, quando focará as ações na recuperação de áreas degradadas no oeste da Bahia.

Conheça ainda nesta edição do Cerrado em Foco na Seção Cerrado o tatu verdadeiro, também conhecido como tatu-galinha, ou tatu-veado, bastante ameaçado por caçadores que vão atrás do forte cheiro da carne, recorrentemente utilizada na culinária local. Na coluna Agrosustentável, não deixe de conferir as exigências da opinião pública e do mercado para a adequação ambiental das propriedades rurais.

Tudo isso e muito mais você confere no Cerrado em Foco.

Cerrado em Foco – edição Nº 7

Publicação dirigida Novembro/Dezembro 2010

Realização: Instituto Bioeste

http://www.4shared.com/document/0RLgmDIm/Cerrado_em_Foco_edio7_Nov_e_De.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário