quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Ibama libera licença para construção da Usina de Belo Monte
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Série Eco-histórico-cultural
Hoje , nós da Câmara Técnica de Educação Ambiental, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, estivemos no local que deu origem ao nome da cidade de Barreiras, dando início a Série de Passeios Ecológicos e Culturais que iremos realizar na nossa região. E que todos poderão acompanhar aqui no blog.
O local Porto das Barreiras do Rio Grande é de rara beleza que merece e deve ser protegido. Logo no início da trilha encontramos lembranças dos últimos visitantes: garrafas de vidro, latinhas de cerveja, papel... Isso talvez seja falta de informação ou de vontade de proteger um local de extrema importância histórica para o nosso município, além da degradação do meio ambiente. Pensemos nisso.
Segue o texto de Ignez Pitta, com um breve relato sobre a história do nome de Barreiras:
Porto das Barreiras, lugar que deu nome à cidade de Barreiras
"Sem estradas, eram as águas do Rio Grande, navegadas pelas barcas, que faziam todo o transporte e comunicação. Entretanto, a poucos quilômetros acima de Barreiras, o Rio Grande possui um trecho em que se alarga ficando mais raso e seu leito é tomado por barreiras de pedras, que impedem totalmente a navegação.
O primeiro nome de Barreiras, São João, foi logo acrescido de “São João das Barreiras”, devido ao lugar onde a navegação era barrada, impedindo às barcas de prosseguirem mais além, e navegarem até a região do antigo estado de Goiás, atualmente Tocantins.
“São João das Barreiras” permanecia, desse modo, como último porto do Rio Grande e, com o passar do tempo, o nome São João foi deixando de ser dito, como é comum nesses casos, predominando Barreiras, nome que foi emancipado o município.
O lugar dessas barreiras, no Rio Grande, é de grande beleza e deveria ser tombado como patrimônio natural e cultural da nossa cidade."
Ignez Pitta
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Nações Unidas lançam prêmio
As melhores práticas devem focar em temas como, por exemplo, gestão integrada dos recursos hídricos, adaptação às mudanças climáticas no setor de recursos hídricos, melhorias na qualidade da água, melhorias na governança da água, etc..
O prêmio será oferecido anualmente em duas categorias: melhores práticas de gestão e melhor prática de mobilização, conscientização e educação. A cada ano, será dada ênfase ao tema selecionado para o Dia Mundial da Água, que em 2011 será Água para as Cidades . Os vencedores serão convidados para evento promovido por ocasião do Dia Mundial da Água e terão um vídeo produzido, com o tema de seu trabalho.
Mais informações: www.un.org
Fonte: Agência Nacional de Águas - ANA