terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Série Eco-histórico-cultural

1° passeio

Hoje , nós da Câmara Técnica de Educação Ambiental, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, estivemos no local que deu origem ao nome da cidade de Barreiras, dando início a Série de Passeios Ecológicos e Culturais que iremos realizar na nossa região. E que todos poderão acompanhar aqui no blog.

O local Porto das Barreiras do Rio Grande é de rara beleza que merece e deve ser protegido. Logo no início da trilha encontramos lembranças dos últimos visitantes: garrafas de vidro, latinhas de cerveja, papel... Isso talvez seja falta de informação ou de vontade de proteger um local de extrema importância histórica para o nosso município, além da degradação do meio ambiente. Pensemos nisso.

Segue o texto de Ignez Pitta, com um breve relato sobre a história do nome de Barreiras:


Porto das Barreiras, lugar que deu nome à cidade de Barreiras

"Sem estradas, eram as águas do Rio Grande, navegadas pelas barcas, que faziam todo o transporte e comunicação. Entretanto, a poucos quilômetros acima de Barreiras, o Rio Grande possui um trecho em que se alarga ficando mais raso e seu leito é tomado por barreiras de pedras, que impedem totalmente a navegação.

O primeiro nome de Barreiras, São João, foi logo acrescido de “São João das Barreiras”, devido ao lugar onde a navegação era barrada, impedindo às barcas de prosseguirem mais além, e navegarem até a região do antigo estado de Goiás, atualmente Tocantins.

“São João das Barreiras” permanecia, desse modo, como último porto do Rio Grande e, com o passar do tempo, o nome São João foi deixando de ser dito, como é comum nesses casos, predominando Barreiras, nome que foi emancipado o município.

O lugar dessas barreiras, no Rio Grande, é de grande beleza e deveria ser tombado como patrimônio natural e cultural da nossa cidade."

Ignez Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário