sábado, 23 de julho de 2011

A Descoberta da Reserva de Tálio em Barreiras/BA

Nós, do programa A Voz do Rio Grande, prometemos mais informações sobre o tálio que foi encontrado na nossa região. Abaixo, uma entrevista com o profº Clayton Ricardo Janoni, da UFBA, campus de Barreiras, feita pela nossa educomunicadora Andréa Duarte:

Professor Clayton, onde exatamente, foi descoberto o tálio na nossa região? 
Foi descoberta no município de Barreiras, estado da Bahia, a primeira reserva de tálio do Brasil. O tálio é um metal extremamente raro, estratégico e de alto valor, que atualmente só é produzido na China e no Cazaquistão. Especificamente a ocorrência se deu a sudoeste da área urbana de Barreiras numa localidade conhecida como Val da Boa Esperança, um povoado próximo ao rio de Ondas onde esta jazida é a única ocorrência mundial conhecida em que o tálio aparece associado com manganês e cobalto, outros dois minerais de grande interesse comercial.

Para que serve o tálio?
O tálio serve e pode ser utilizado na produção de materiais de alta tecnologia, é apontado como melhor produto para contraste em exames cardiológicos por imagens. Na linha termoelétrica é usado como liga, capaz de transformar calor em eletricidade e vice-versa. O material tem potencial para a produção de novos produtos, dentre eles, caldeiras industriais, peças para motores de automóveis e chips de computador. O tálio também tem utilidade como elemento supercondutor, considerado o mais eficiente para transmissão de energia, com o mínimo de perdas. Pode ser aplicado na produção de equipamentos para detecção de raios gama e infravermelho.

É verdade que o tálio é altamente tóxico?
O tálio tem diversas aplicações de alta tecnologia, embora seja um elemento extremamente tóxico com efeito cumulativo, o produto atinge o sistema nervoso central, principalmente pela inspiração e ingestão da poeira tóxica. Alguns pesquisadores afirmam que um dos riscos é que o metal atinja o lençol freático, o aqüífero Urucuia e os rios do oeste baiano, afluentes principais do Rio São Francisco, mas a princípio podemos afirmar que as etapas de lavra do minério,ou seja a retirada dele do solo não seria o problema de contato do metal com o meio ambiente e sim as etapas de beneficiamento do minério, onde está deve ser realizada longe de qualquer drenagem (rios) da região.

Quais os perigos que a população pode enfrentar e quais são os impactos ambientais previstos para a manipulação desse elemento químico ?
Não vejo a princípio perigos que a população possa enfrentar, pois hoje as diretrizes e a legislação ambiental estabelecem regras severas para a extração e tratamento de qualquer minério presente na natureza e que venham a ser explorados. A empresa detentora dos direitos minerários desenvolve um documento chamado de EIA/RIMA (Estudo de Impactos Ambientais/Relatório de Impactos ao Meio ambiente) ante a fase de extração estabelecendo quais os possíveis impactos ambientes que o empreendimento pode gerar, e assim, os órgãos competentes analisam e concedem ou não o direito a extração, portanto não há atividades sem comprometimento ambiental por parte de quem explora. Em se tratando de impactos ambientais, toda atividade mineradora é sinônimo de impacto ambiental, pois a mesma tende a modificar as paisagens naturais gerando “crateras” de onde sai o minério, mas também como afirmado anteriormente, a engenharia de minas dispõe atualmente de técnicas para correção e minimização destes impactos naturais e visuais.

Quais as vantagens e desvantagens da exploração do tálio na região Oeste?
A reserva está estimada em mais de 60 milhões de gramas e, sozinha, poderia atender ao consumo mundial, estimado em 10 toneladas/ano durante uma década. O tálio é um metal muito valorizado no mercado mundial e esta é a terceira jazida encontrada no mundo, a China e o Cazaquistão são os únicos países que exploram o mineral. Em apenas uma das áreas pesquisadas pela empresa Itaoeste, que detém a concessão para exploração da reserva, foi encontrado o equivalente para atender todo o consumo mundial de tálio, estimado em 10 toneladas anuais, pelo período de seis anos. Com isto podemos afirmar que não há desvantagens expressas nessa fase de planejamentos da atividade, muito pelo contrário, há uma infinidade de vantagens, tais como, geração de empregos locais, vinda de empresas multinacionais para o município no intuito de transformação mineral e geração de produtos derivados do metal, entre outras.

Qual o papel da UFBA junto à empresa que detém os direitos da exploração do tálio?
Foi um estabelecido em acordo de cooperação entre a Itaoeste e a UFBA afim de desenvolvermos parcerias na colocação de nossos alunos na prática de estágios junto a esta ocorrência, a realização de técnicas e ensaios laboratoriais na universidade e com isso, toda comunidade científica estar inter-relacionada com as pesquisas e a fase de extração propriamente dita do minério.

Considerações finais.
A empresa detém o direito de pesquisa em outras 23 áreas, cujos estudos ainda não foram concluídos. A área cujo levantamento foi concluído corresponde a apenas 2% da área total de pesquisas do projeto. O processo pós-extração permitirá também a produção de sulfato de manganês, produto usado na agricultura da região onde os solos são naturalmente pobres em minerais.

Clayton Ricardo Janoni

UFBA-Universidade Federal da Bahia

Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável - ICADS

Geologia Econômica e Prospecção Mineral

Um comentário:

  1. Com relaçaõ a essa descoberta do Tálio em Barreiras-BA, a população deve ser consultada em audiência publica, porque é um assunto que a comunidade, tem que ser informada dos risco da extração desse minério altamente tóxico, que pode comprometer a vida das pessoas.

    ResponderExcluir