domingo, 17 de julho de 2011

Educomunicadora do programa A Voz do Rio Grande ganha prêmio internacional

A educomunicadora do programa de rádio A Voz do Rio Grande, Andréa Duarte, foi contemplada com um prêmio na III Bolsa Internacional de Prosa ou Poesia, organizada pela Fundação Rotária Portuguesa (FRP), com a poesia intitulada "CINZA". A bolsa tem o objetivo de divulgar e apoiar a criatividade e o empreendorismo intelectual dos jovens de Língua Portuguesa.
A iniciativa se destina a jovens estudantes de Língua Oficial Portuguesa com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos e decorre com a colaboração do Rotary Clube de Lisboa-Centro e com o patrocínio da Junta de Freguesia de São Jorge de Arroios.

A premiação será efetuada através do Rotary Club de Barreiras, em data a ser definida. A poesia será publicada pela FRP.
Transcrevemos a seguir.


CINZA

Invadiu minha vida sem pedir licença, 
Já encontro você na aurora, no frescor da manhã 
Enquanto pássaros cantam alheios 
Ao seu poder de encantamento sobre mim 
A cor cinza te acompanha, deixando-me confusa 
Perdida entre tantas palavras repetidas 
Entre tantas que ainda querem ser ditas 
Mas que se recolhem 
Porque sabem que são apenas promessas 
Sabem que o tempo é inconstante 
Pois há furacões e terremotos 
Acompanhando nossas vozes 
Que atravessam quilômetros 
Como raio de ternura e ironia 
O cinza com suas nuances 
Embriaga meu corpo 
E já não vejo mais o carmim nos meus lábios 
Nem o verde nos campos primaveris 
E quanto mais fujo do cinza 
Mais ele persiste em mim 
Seu tom mais sombrio deixa minhas faces molhadas 
Seu sorriso dissipa as nuvens 
Mas o céu nunca mais foi azul 
E quando você desaparece 
O silêncio invade meus olhos e minha alma fica seca 
O cinza nunca foi tão opaco 
E tudo em mim vira saudade 
Saudade do que não vivi, do que não senti 
Quando você ainda era Sol. 

Andréa Duarte

2 comentários:

  1. Pino Barberio - Via Re David 1/E - 70125 Bari - Italia18 de julho de 2011 às 08:30

    Entao queria parabenizar a autora Andrea Duarte pela emoçao que me provocou e pela profundeza da sua alma e dos seus sentimentos....!!!! Uma minha amiga me repreendeu porque achava que eu nao acreditava que este poema junto com a sua autora pudessem merecer um premio tao importante.....nada de mais errado....tendo cheirado os meandros da sensibilidade dela posso adfirmar com absoluta certeza que nao tinha duvida nenhuma que Andrea Duarte pudesse ganhar este premio.....!!!

    ResponderExcluir
  2. LINDOOOOOOOO!!!!!!!
    To orgulhosa demais de vc menina...
    tanta sensibilidade tanta recriação em cores e matizes de uma alma nobre e doce, reconhecendo cores e matizes de uma tristeza imponderada... a ser descoberta como o amor nascente em vc...
    Linnnnnndaaaaaaa!!!
    Vc merece esse e tenho certeza que muitos mais prêmios virão....
    Parabéns fadinha... parabéns aos que beberam de tua poesia... e descobriram nela encantamento,
    profundo encantamento....

    ResponderExcluir