Até
a Copa do Mundo de 2014, 25 milhões de litros de óleo de cozinha usados
devem ser reciclados e transformados em biodiesel por meio do
Bioplanet. Lançado nesta segunda-feira (25) no Rio de Janeiro, o
Bioplanet é um dos 96 projetos de promoção do Brasil na Copa apoiados
pelo governo federal.
Como cada litro do óleo de cozinha
gera um litro de biodiesel, a intenção é produzir, nos 15 meses que
faltam para o início do Mundial, 25 milhões de litros de biodiesel. Para
chegar ao combustível usado pelos veículos, o biodiesel é adicionado ao
óleo diesel derivado do petróleo. Com isso, é possível produzir 125
milhões de litros de combustível B20 (diesel que tem 20% de biodiesel em
sua composição).
Segundo o coordenador do Bioplanet,
Vinícius Puhl, o combustível que será produzido em 40 cidades, sendo 12
cidades-sede da Copa, já começará a ser comercializado. Mas há a
intenção também de usar o combustível produzido pelo projeto nos ônibus
que transportarão as delegações das 32 seleções nacionais.
“Um litro de óleo usado contamina 25
mil litros de água. Hoje, dados da Casa Civil da Presidência da
República informam que há um descarte inadequado, por 50 milhões de
residências e pequenos estabelecimentos, de um volume de 1,5 bilhão de
litros de óleo de cozinha. É um volume jogado no ralo da pia que vai
parar nos nossos mananciais de água e no oceano”, disse Puhl.
O projeto espera coletar o óleo com a
ajuda de 3 milhões de estudantes de todo o Brasil, que ganharão brindes
de suas escolas, de acordo com o volume de óleo arrecadado, e de
catadores de material reciclável. A ideia é envolver 10 mil catadores,
que poderão ganhar até R$ 1 por litro de óleo de cozinha entregue ao
Bioplanet.
“Existe a perspectiva de se ter um
mercado, uma cadeia produtiva envolvendo a reciclagem do óleo de
fritura. Mas além da questão financeira e econômica, há a questão da
educação ambiental. A dona de casa que descarta o óleo na pia da cozinha
não sabe o prejuízo que está causando ao meio ambiente. Além disso, o
biodiesel polui menos também”, afirma o diretor de Diálogos Sociais da
Secretaria-Geral da Presidência da República, Fernando Matos.
O Plano de Promoção do Brasil para
Copa, do governo federal, pretende usar o Mundial como vitrine para
mostrar uma imagem positiva do país. Além da estratégia de comunicação
feita pelo próprio governo, o plano apoia 96 iniciativas não
governamentais.
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Fonte: Agência Brasil - EcoAgência-
Por Vitor Abdala, Repórter da Agência Brasil
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