quarta-feira, 31 de março de 2010
Carta à sociedade brasileira – A urgência do Projeto Ficha Limpa
Dia 7 de abril é a data marcada para o início da apreciação da proposta na Casa. Dia em que o MCCE e toda a sociedade brasileira, que tão bem vem desempenhando sua cidadania com a Campanha Ficha Limpa, precisa estar atenta a cada passo dos deputados federais. Chegou a hora dos parlamentares darem a demonstração de comprometimento que a sociedade espera deles. O voto será nominal, o que nos permite saber o posicionamento de cada parlamentar. Acompanhem o voto do(a) seu deputado(a). Temos certeza que é a vontade de um país que move esse projeto, por isso, temos que nos manter unidos nesse momento.
O MCCE recebe diariamente centenas de ligações e emails de todo o Brasil com incentivos, elogios e apoio à Campanha Ficha Limpa. A todos e todas que nos procuram e para os que de algum modo acompanham o projeto, convidamos a se unirem numa grande rede nacional. Vamos mandar emails aos parlamentares, cartas, telefonemas e demonstrações públicas de apoio à aprovação da Ficha Limpa para as eleições de 2010.
A partir do dia 7 de abril, o Brasil tem que manter uma mobilização em torno dessa causa. A pressão popular é o nosso maior trunfo!
Nessa data, vamos construir uma rede virtual na internet onde blogs, sites e demais redes sociais tragam como texto principal em suas páginas a votação do projeto Ficha Limpa com o chamado “Aprovação Já!”. Como tantos exemplos já vividos na história do país, esse será mais um momento que a força popular fará a diferença. Vamos mostrar ao país e aos parlamentares qual é a verdadeira vontade do povo brasileiro.
O MCCE acredita na mobilização social e se coloca à disposição para qualquer orientação de ações a serem desenvolvidas, no seu estado ou na sua cidade. Acesse: www.mcce.org.br Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
Saber votar também é responsabilidade ambiental!
INGÁ promove curso de Educação Ambiental Crítica
O curso é gratuito, tem carga horária de 16 horas, e será realizado nos dias 26 e 27 de abril, por videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), através de parceria com a Coordenação de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria de Educação do Estado (SEC).
Para mais informações, acesse o site do Ingá: http://www.inga.ba.gov.br/
sábado, 27 de março de 2010
Como nasceu o Programa de rádio "A Voz do Rio Grande"
É hoje! A Hora do Planeta!
Em 2009, milhões de brasileiros apagaram as suas luzes e mostraram que sua preocupação com o aquecimento global. No total 113 cidades brasileiras, incluindo 13 capitais, participaram da Hora do Planeta 2009. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos.
Não deixe de aderir ao movimento e inscreva-se no site http://www.horadoplaneta.org.br/
Fonte: WWF Brasil.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Tem programa amanhã!
Discurso Ecológico
Em algum momento das nossas vidas paramos para refletir sobre isso e buscamos sentido para o que fazemos.Quase sempre chegamos ao final com as mesmas dúvidas do início, até que surge uma nova teoria ou moda que justifique nossos atos e consequências.
Hoje tem se falado muito em Aquecimento Global, Poluição... temas ecológicos que viraram moda em nosso círculo social. É cool ser ecologicamento correto, comprar alimentos orgânicos e ter um discurso pronto para a nossa roda de amigos.
" O planeta é nossa casa, somos uma grande família".
Ok, bacana.
Mas na prática o que temos feito?
Quanto disso é só discurso ou verdade em nossas vidas?
Quanto estamos dispostos a "sacrificar" de antigos hábitos em benefício da nossa casa Terra?
Quando deixamos de olhar só para as nossas necessidades supérfluas, da vontade insana de enriquecer passando por cima de valores éticos, ambientais,explorando países, percebemos que não tem sentido estarmos saciados no excesso enquanto milhares de pessoas convivem diariamente com a escassez de recursos naturais básicos. Sendo generosos provamos que nosso discurso não é uma palvra morta, um vazio em nós como cidadãos, como nação, como IRMÃOS.
Quando pesquisamos a origem das coisas que consumimos( ok, dá trabalho, mas é necessário), se a madeira usada para a fabricação dos nossos móveis é de origem legal, se a empresa tem ou não responsabilidade social, significa que estamos preocupados com os recursos naturais da nossa TERRA.
Quando a gente entende que a ÁGUA é uma riqueza e um direito de todos, deixamos de utilizá-la de forma pródiga.
Quando usamos o direito do VOTO de forma consciente pensando no coletivo, significa que o que a gente pensa para melhorar o mundo finalmente pode sair do plano utópico e virar realidade.
Ser ecologicamente correto não é só reciclar o lixo ou plantar uma árvore perto de casa. Os conceito ligados as questões ambientais envolvem aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
Há muitas questões a serem resolvidas, pensemos nisso.
Até quando será só um discurso ecologicamente correto?
quarta-feira, 24 de março de 2010
Encerramento da Semana Mundial da Água em Barreiras
Abraços.
terça-feira, 23 de março de 2010
Semana Mundial da Água acontece em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães
Confira a programação:
24 de março
Local: Auditório da UFBA (antigo colégio Padre Vieira)
08h30 – Abertura / composição da mesa
09h30 – Palestra : Politica Nacional e Politica Estadual de Recursos Hídricos – Moderador Dr. Júlio Rocha ( diretor geral do INGÁ).
10h20 – Coffee Break
10h40 – Palestra: Água para Todos e Para Sempre e Programa Monitora - Moderador Wanderley Matos (diretor de Monitoramento e Informação do INGÁ)
12h00 – Intervalo para o Almoço
14h00 – Palestra: Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Grande - CBHG no contexto da Politica Estadual de Recursos Hídricos : Conquistas e desafios ( diretoria do CBHG)
14h40 – Palestra: Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco no contexto da Política Federal de Recursos Hídricos e Eleições 2010: Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco - CCR conquistas e desafios. - Edite Lopes (coordenadora da CCRMSF)
15h20 – Coffee Break
13h40 – Palestra: Política de Descentralização de ações do INGÁ: unidade regional de Barreiras – Leib Carteado (Coordenador da Unidade Regional de Barreiras)
17h00 – Encerramento
Fonte: Instituto Bioeste
segunda-feira, 22 de março de 2010
Embasa divulga licitação para obra de esgotamento em Barreiras
Por Cristiane Barilli
A Embasa divulgou o edital de licitação da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras hoje (21), no Diário Oficial e em jornal de grande circulação. O investimento de R$ 78,4 milhões vai beneficiar cerca de 90 mil pessoas com coleta e tratamento de esgotos domésticos e integra as ações do Programa Água para Todos do Governo do Estado. A obra atende uma grande expectativa dos moradores da cidade, que não contam com serviço de esgotamento e convivem com os transtornos e os riscos para a saúde causados por essa realidade. A sede municipal de Barreiras conta, hoje, com apenas 8% de cobertura do serviço de coleta e tratamento de esgotos domésticos. O conjunto dos bairros da cidade drenam as águas de chuva e esgotos, que correm a céu aberto em muitas áreas da cidade, para o Rio Grande. O sistema de esgotamento que será construído pela Embasa, quando concluído, vai atender 90% dos imóveis da cidade, minimizando a poluição deste importante afluente da bacia hidrográfica do Rio São Francisco. O projeto executivo prevê a implantação de 355 mil metros de rede coletora, uma estação de tratamento e 140 metros de emissário final. A previsão para o início das obras é o início do próximo ano.
Cristiane Barilli – (77) 9116-4456Assessoria de Comunicação EMBASA(71) 3372-4898 ou 3372-4639
domingo, 21 de março de 2010
Via Sacra em defesa do Rio Grande e seu Povo
Não deixem de participar por esta luta pela água.
Abraços.
quarta-feira, 17 de março de 2010
Chame gente para aprovar o PLEA-BA
Projeto de Lei de Educação Ambiental da Bahia
Temos ouvido de muitas vozes e em todas as mídias que a solução das questões ambientais passa obrigatoriamente pelo comprometimento que tivermos com a educação...
Um compromisso que visa ampliar o espaço da educação ambiental para que ela se transversalize pelas distintas estruturas de nossa sociedade, partindo da normatizadora sala de aula em direção a um estado de arte visto do modo mais acadêmico ou mais libertário, como queira.
Cresce na Bahia a compreensão de que a educação ambiental (EA) é responsabilidade de todos e que existem meios e formatos de alcançá-la que ainda nem foram utilizados ou ao menos sistematizados. Concretiza-se a proposição de uma legislação que tenha a cara e a ousadia da Bahia, que toma como base as orientações da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e que é fruto da luta, de tantos, que cedo acreditaram que os caminhos para a sustentabilidade passariam pela concepção de um ambiente que levasse em consideração a interdependência sistêmica entre o natural e o construído, o socioeconômico e o cultural, o físico e o espiritual...
E é claro que na Bahia a idéia de uma lei de EA seria portadora do ineditismo representativo do estado democrático que vem sendo vivenciado por esta gente... Pensar educação ambiental como direito e responsabilidade de todos teria que ser retrato dessa vontade, então muitos teriam que colocar a mão na massa, e colocaram, do modo mais próximo daquele estado de arte que tanto persegue os que sonham...
Foram expressões e vontades de aproximadamente 5.000 pessoas que contribuíram com a construção desta Minuta do PLEA-BA, vontades advindas de diversos locais do Estado, através das consultas públicas realizadas nos 26 Territórios de Identidade. Foram reuniões, grupos de estudo e seminários, onde os integrantes da CIEA-BA (titulares, suplentes e convidados colaboradores) e os representantes dos Núcleos Mobilizadores das consultas públicas em cada território identificaram e incluíram contribuições de suas regiões no corpo da lei, no espírito da lei... Foram tantos dias de trabalho dedicado, estafante e, que não reste dúvida alguma, também prazeroso.
O resultado passou por uma consultoria jurídica, no âmbito da CIEA-BA, acompanhada pela sua Coordenação e os pontos focais das Câmaras Técnicas da Comissão. A construção foi minuciosa... Como encaminhar, como divulgar, como mobilizar, como comprometer... Tantas foram as vozes da Minuta do PLEA-BA!
No início desta semana, a Minuta foi entregue oficialmente aos dois Secretários de Estado, da Educação e do Meio Ambiente, para que, cientes do processo de construção e da importância do instrumento elaborado, possam acompanhar os caminhos que terão que ser percorridos até que a lei seja levada, em júbilo, à Assembléia Legislativa para análise e aprovação final isso depois de percorridos os corredores da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Casa Civil na tramitação normal de uma lei que ainda infante, deverá manter sobre si os olhares carinhosos e vigilantes daqueles que contribuíram para sua elaboração e que esperam ansiosos por esse instrumento para melhor estruturar suas ações.
Mas a proposta inicial da CIEA-BA era mais ousada e o Programa de Educação Ambiental – PEA-BA - que deve orientar as ações da lei também foi desenvolvido na mesma tacada, aproveitando reflexões e o levantamento de prioridades que surgiram nas consultas sobre EA, resultantes de um detalhismo preocupado, que por vezes, transbordava da massa crítica e generalista que deve alicerçar o texto de uma lei...
A Bahia neste momento, na representação de todos os seus recônditos encantos, está sendo convocada para acompanhar esse parto coletivo de perto... Partilhando a ansiedade paterna em busca do reconhecimento de si mesmo na cara do rebento...
A Minuta do PLEA-BA está sendo entregue aos que compreendem que colocar na prática a tão pregada necessidade de educação ambiental é superior a partidarismos e mesquinharias do poder... É compromisso e regozijo de todos e todas...
Para tanto contamos com SEU apoio imprescindível, quer seja mobilizando um grupo virtual, ou presencial, para dar conhecimento do conteúdo da Minuta do PLEA-BA, quer seja entrando em contato com seus representantes na Assembléia, quer seja divulgando o resultado deste trabalho coletivo de todas as formas que sua criatividade e possibilidades permitirem...
Só te pedimos que, a partir deste contato, você faça a sua parte, seja qual for, como um auto-convocado convicto, para que esse projeto de lei de muitos, seja aprovado pelos que, neste momento, nos representam e que enfim possamos colocá-la em prática, pelo meio ambiente de nossa imensa Bahia.
Esperança!
AXÉ !
Bere Brazil
Ambientalista, MBA
terça-feira, 16 de março de 2010
O Blog do Programa "A Voz do Rio Grande" está no ar!
E também na parte Quem Somos, vocês poderão conhecer todos aqueles que fazem o programa, os nossos queridos Educomunicadores.
Não se esqueçam que o programa vai ao ar todos os sábados, das 11:20 à 12:00, através da Rádio Barreiras 790 Khz.
Um grande beijo.