sexta-feira, 26 de março de 2010

Discurso Ecológico

Qual o nosso papel neste mundo?
Em algum momento das nossas vidas paramos para refletir sobre isso e buscamos sentido para o que fazemos.Quase sempre chegamos ao final com as mesmas dúvidas do início, até que surge uma nova teoria ou moda que justifique nossos atos e consequências.
Hoje tem se falado muito em Aquecimento Global, Poluição... temas ecológicos que viraram moda em nosso círculo social. É cool ser ecologicamento correto, comprar alimentos orgânicos e ter um discurso pronto para a nossa roda de amigos.
" O planeta é nossa casa, somos uma grande família".
Ok, bacana.
Mas na prática o que temos feito?
Quanto disso é só discurso ou verdade em nossas vidas?
Quanto estamos dispostos a "sacrificar" de antigos hábitos em benefício da nossa casa Terra?
Quando deixamos de olhar só para as nossas necessidades supérfluas, da vontade insana de enriquecer passando por cima de valores éticos, ambientais,explorando países, percebemos que não tem sentido estarmos saciados no excesso enquanto milhares de pessoas convivem diariamente com a escassez de recursos naturais básicos. Sendo generosos provamos que nosso discurso não é uma palvra morta, um vazio em nós como cidadãos, como nação, como IRMÃOS.
Quando pesquisamos a origem das coisas que consumimos( ok, dá trabalho, mas é necessário), se a madeira usada para a fabricação dos nossos móveis é de origem legal, se a empresa tem ou não responsabilidade social, significa que estamos preocupados com os recursos naturais da nossa TERRA.
Quando a gente entende que a ÁGUA é uma riqueza e um direito de todos, deixamos de utilizá-la de forma pródiga.
Quando usamos o direito do VOTO de forma consciente pensando no coletivo, significa que o que a gente pensa para melhorar o mundo finalmente pode sair do plano utópico e virar realidade.
Ser ecologicamente correto não é só reciclar o lixo ou plantar uma árvore perto de casa. Os conceito ligados as questões ambientais envolvem aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
Há muitas questões a serem resolvidas, pensemos nisso.
Até quando será só um discurso ecologicamente correto?

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Gostei muito do texto que a Andréa colocou.
    Esse blog está muito bom,estou gostando mesmo.

    ResponderExcluir