quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resultado da Festa das Águas e do Riacho da Tabua

FESTA DAS ÁGUAS E DO RIACHO DA TABUA


03 de junho de 2010 - Corpus Christi


Pelo quinto ano consecutivo celebramos a Festa das Águas e do Riacho da Tabua – município de Baianópolis / BA. Contamos com a participação de cerca de 2.000 pessoas entre os moradores da Tabua e comunidades circunvizinhas: Roça Velha, Capim de Raiz, Cocos, Bebedouro, Água Boa, Várzeas, Sumidouro, Mandacaru, Queimado, Canto, Ponte de Mateus – Municípios de Angical, Cristópolis, Barreiras, Baianópolis, Brasília, São Desidério, Santa Maria da Vitória e Tabocas do Brejo Velho.

O objetivo da “Festa das Águas” é fortalecer a luta das comunidades tradicionais do Gerais (Cerrado) na defesa de sua forma de ser e viver, evitando que empreendimentos inviabilizem sua cultura, tradições e modo de conviver com os recursos ambientais existentes. E  chamar a atenção das autoridades para com a defesa do meio ambiente, seus povos e suas águas.

Fizemos a caminhada da Igreja Nossa Sra. do Perpetuo Socorro até as Mangueiras localizadas as margens do riacho. A Missa foi celebrada pelo Padre Jaime Alves de Melo, Pároco de Cristópolis e o Diácono Martín Mayr.
Após a missa, houve troca de experiências do Movimento de Mulheres Camponesas do município de Tabocas do Brejo Velho – Projeto mulheres resgatando suas raízes em busca da transformação; Cooperativa de Crédito Solidário ECOSOL dos municípios de Baianópolis, Brejolândia, Serra Dourada e Tabocas, Cooperativa de Produção de São Desidério, Escola Família Agrícola de Tabocas e Brejolândia e o Projeto Veredas Vivas da Comunidade Ponte de Mateus – município de São Desidério.

Estavam presentes autoridades: Maurício Lelis - Gerente Interino da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola); Manoel Rocha do INGA (Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia), Biraci – Vereador de São Desidério, Jassionildo José de Souza, Weube Febrônio dos Santos Vereadores de Baianópolis e a Prefeita Jandira da Silva Xavier de Baianópolis.

Houve várias apresentações artísticas locais destacando a música do Canto da Ema cantada por Eric da pastoral da Juventude, o lançamento da música do carvão do Geru da Tabua, dois grupos de reisados das comunidades do Queimado e do Bebedouro de Baianópolis, entre sambas, chulas, apresentações de peças teatrais, paródias, cantos e cantigas populares.

Durante o resto da tarde ficou por conta do forró arrasta-pé, finalizando às 19 horas.

Organização:
Comunidade da Tabua – Baianópolis/BA
Agência 10envolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário