O Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante anunciou que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano terá como tema "As mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos". O evento ocorrerá entre 17 e 23 de outubro em todo o país. Além de debater as formas de enfrentar e prevenir desequilíbrios causados pelos desastres naturais será promovido atividades voltadas para o lema do Ano Internacional da Química (AIQ): "Química para um mundo melhor".
A importância do clima
A organização da SNCT recebeu várias sugestões sobre qual deveria ser o tema do evento, mas os acontecimentos recentes foram decisivos na escolha do tema de relevância global. Um dos objetivos será promover "a discussão em todo o país, dentro das instituições de ensino e pesquisa e em eventos públicos, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global" observa Mercadante.
O ano internacional da Química
A Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU) proclamou-se 2011 como o Ano Internacional da Química, sob o tema "Química - a nossa vida, o nosso futuro" e está estimulando todos os países a realizarem atividades que aumentem a consciência da importância da química e de sua contribuição para o bem estar da humanidade. Na SNCT 2011 também serão promovidas atividades voltadas para o AIQ.
Mercadante convida "as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 em suas agendas, a iniciarem o processo de sua preparação e a participarem intensivamente de sua realização".
Saiba mais sobre o evento no site: http://semanact.mct.gov.br/
Fonte: Academia Brasileira de Ciências
Nenhum comentário:
Postar um comentário